“E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo…”
“Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas”.
“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”
“É preciso enfrentar algumas larvas se quiser conhecer as borboletas.”
“O pequeno principe pergunta a serpente:
– Você não se sente sozinha aqui no deserto?
E ela lhe responde:
– “No meio da multidão tambem nos sentimos sozinhos.”
” As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém… Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto… e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!”
“As pessoas grandes são decididamente muito bizarras, dizia de si para si, durante a viagem.”
“Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!”
“O que torna belo o deserto é que ele esconde um poço em algum lugar.”
“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.”
“Tomara a sério palavras sem importância, e se tornara infeliz.”
“Ela era uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, eu fiz dela um amigo, agora ela é única no mundo.”
“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar.”
“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.”
“Quando olhares o céu de noite,eu estarei habitando uma delas,e de lá estarei rindo;então será,para ti,como se todas estrelas rissem!”
“As pessoas grandes têm sempre necessidade de explicações… Não compreendem nada sozinhas, e é cansativo para as crianças, estar toda hora explicando.”
esse livro me emociana sempre, como gosto de pequeno príncipe, e da delicadeza profunda de suas paginas.